O que é a realidade? Como conseguimos o que queremos? [Short version: 1 pg]


O QUE É A REALIDADE? COMO CONSEGUIMOS O QUE QUEREMOS? [Short version: 1 pg]

* Se gostar, leia a versão completa (5 pgs):

https://marcosbulcao.wordpress.com/2010/08/17/o-que-e-a-realidade-como-conseguimos-o-que-queremos/

O que é a realidade? Podemos conhecer esse mundo que nos cerca?

Que critérios utilizamos, que fatores nos influenciam para criarmos, mantermos ou mudarmos nossas crenças[1], teorias, opiniões?

Aceitamos uma crença, uma teoria porque ou quando ela funciona, isto é, porque ou quando ela nos satisfaz = nos ajuda a conseguir o que (achamos que) queremos.

Nossas teorias, nossas crenças são, assim, espécies de guias para o futuro.

Como criamos nossas estratégias de ação, nossas estratégias de satisfação?

A partir da experiência passada, construímos uma teoria ou uma estratégia de ação, esperando com isso poder antecipar a experiência futura para obter o que queremos.

As experiências passadas bem sucedidas nos ensinam o que repetir. As experiências passadas mal sucedidas nos ensinam o que evitar.

No dia a dia, freqüentemente não podemos satisfazer diretamente nossos desejos sem levar em conta as regras e valores sociais.

Isto é, temos de encontrar uma espécie de “solução de compromisso”, uma espécie de meio-termo, entre o que desejamos e o que nos permite a sociedade.

Encontrar o balanço “perfeito” entre o que intimamente desejamos e o que a sociedade  “espera” de nós é, assim, o grande desafio que todos nós temos de enfrentar.


[1] IMPORTANTE: “crença” aqui será tomado no sentido de qualquer coisa em que acreditamos, desde as coisas mais básicas, o que chamamos de “fatos” (creio que estou vivo, sou brasileiro) até as mais abstratas (creio que existe vida em outros planetas) ou imaginárias (creio que existem duendes ou um ser supremo).

Nossas crenças comportam, assim, graus de confiança (ou confiabilidade). Isto é, podemos classificar algumas de nossas crenças como mais prováveis (ou até mesmo certas) ou menos prováveis.

A crença de que estou vivo tem um grau de confiança máximo (isto é, não consigo pensar que possa ser falsa). Já a crença na existência de vida em outros planetas tem um grau bem menor de confiança, já que, até hoje, não temos nenhum indício concreto para afirmar isso.

One response to “O que é a realidade? Como conseguimos o que queremos? [Short version: 1 pg]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s