O que a filosofia tem a dizer aos adolescentes?


Minha filha outro dia me fez a pergunta que todo filósofo teme: pra que serve a filosofia?

Como sempre, engasguei e tentei um primeiro esboço de resposta (genérico demais, claro).

A filosofia serve para tentar encontrar respostas para nossas questões mais importantes, por exemplo, como podemos conhecer, como podemos viver melhor.

Diante de sua cara de interrogação, fui “direto à fonte” e perguntei: se você fosse ler um livro de filosofia pra adolescentes, que perguntas você gostaria de ver respondidas?

Ela não hesitou: por que dói tanto o amor não-correspondido?

E eu disse. Pois bem, a filosofia* serve também para oferecer respostas a perguntas como essa. E continuamos nossa conversa… cujos tópicos espero poder, aqui e ali, debater nesse espaço.

———————

* Tomo filosofia, claro, em sua acepção mais ampla, isto é, abarcando toda área do conhecimento, incluindo, no caso presente, a psicologia.

4 responses to “O que a filosofia tem a dizer aos adolescentes?

  1. A FILOSOFIA TEM MUITO A ENSINAR AOS ADOLESCENTES.
    LEVA O JOVEM JOVEM A SER QUESTIONADOR EM TODOS OS ÂMBITOS. ENSINA A SER UM INDIVÍDUO PENSANTE EM MEIO A MASSA CEGA PELA MÍDIA E O SISTEMA.

    Gostar

  2. Por vezes considero que a Filosofia nos serve para orientar as nossas práticas nas questões práticas do dia-a-dia…sem nada de transcendente…mas depois logo vou concluindo que cada vez mais essa tarefa de nos obrigar a pensar e a reflectir sobre as questões do dia-a-dia, fica cada vez afastada da nossa prática no mundo actual…talvez a filosofia se venha a revelar uma chave que nos ajude exactamente nesse complexa demanda que é compreender e responder a questões do dia-a-dia numa sociedade cada vez mais virada para o “Falatório”.

    Gostar

  3. A filosofia serve para a especulaçao de respostas provisórias – em regra perguntas mais sofisticadas do que a que lhes ensejou – a TODA e QUALQUER indagaçao humana. A resposta pode até nao ser boa, pode, aliás, ser péssima, mas ainda assim estaremos filosofando… Filosofia é um exercício que dispensa a exigência de se alcançar uma conclusao.

    Gostar

    • Sim, certamente.
      Mas prefiro dizer que a filosofia sempre pode e deve atingir conclusões, mesmo se as consideremos provisórias.
      Afinal, em termos filosóficos, dizer que nossas conclusões são provisórias é apenas um meio eficaz de manter-nos sempre abertos a críticas e, portanto, abertos à possibilidade de rever nossa posição, especialmente quando confrontados com nova e contrária evidência.
      A idéia, algo óbvia por trás disso, é melhorar tanto quanto possível nossas crenças, hipóteses, teorias, levando em conta toda a informação de que dispomos no momento.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s