Réplica a Eduardo


Duda,

Valeu pelos comentários.

Neles, você chama a atenção para as maiores dificuldades de se estabelecer comparações entre jogadores de gerações diferentes e de se basear nos números para resolvê-la.

Minha idéia não é tanto resolver, de uma vez por todas, a questão, mas tentar oferecer subsídios para uma resposta mais sensata ou ponderada.

É o que pretendo ao oferecer critérios interpretativos para os números e estatísticas em que vou me basear.

Só pra te dar um gostinho, um dos posts vai ser exatamente dedicado à rivalidade entre Federer e Nadal, especificamente ao fato de este ter ganho (até aqui) o dobro de partidas (14X7).

A grande pergunta é: com um record desses, podemos dizer que Federer é melhor que Nadal? E se não é melhor que Nadal, como ser o melhor de todos os tempos?

O interessante é que precisamos fazer a pergunta inversa. Se Nadal (baseado no confronto direto) é melhor do que Federer, e Federer é melhor do que todos os outros tenistas (baseado nos demais números), então Nadal é o melhor de todos os tempos?

Claramente isso é um paradoxo, ninguém (ainda) quer dizer isso.

Pretendo justamente nos meus posts colocar em perspectiva os números e sua importância para a avaliação final de qualquer candidato a melhor de todos os tempos (ou GOAT:the greatest of all times”).

É uma tarefa difícil, mas não impossível. Vocês me dirão no futuro se fui bem sucedido!

2 responses to “Réplica a Eduardo

  1. Federer pode ser melhor do que Nadal ainda que perca sempre no confronto direto. Ser “o melhor de todos os tempos” é, considero, resultante de uma análise que contempla o potencial do jogador, nao confrontos eventuais – ainda que com resultado idêntico SEMPRE – em que pesam condiçoes físicas e emocionais qu epodem instabilizar o jogador superior em benefício do inferior. É claro que estabilidade física e emocional também compoem um bom atleta, mas se a debilidade for circunstancial nao deve ser levada em conta.
    Acho Federer melhor do que Nadal, e entendo “melhor” como dotado de uma média em todos os quesitos superior a do espanhol – que é excelente -.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s